Monitorização do funcionamento dos equipamentos de lavagem por ultra-sons

SonoCheck®

RDM 2017/745 | ANSI/AAMI ST79

Teste com consistência o correcto desempenho do equipamento de lavagem por ultrassons.

A Directiva 93/42/CEE determina que todos os equipamentos médicos utilizados na lavagem e desinfecção de instrumentos cirúrgicos têm de ser validados e o seu desempenho monitorizado.

O dosímetro de cavitação SonoCheck® proporciona aos reprocessadores profissionais um método consistente, repetível e confiável para avaliação da potência das ondas e, consequentemente, do desempenho dos seus equipamentos de lavagem por ultrassons.

O dosímetro auto-contido pronto a usar, 

simples, fácil e objectivo!

Design

Frasco transparente que permite uma avaliação visual do resultado pela simples mudança de cor.

Funcionamento

O teste SonoCheck® indica o nível de potência das ondas suficiente para o fenómeno de cavitação através da mudança de cor de verde para amarelo provocada por uma reacção química despoletada pela cavitação. Este tipo de reacção química onde cloro ou ácido clorídrico é libertado de uma molécula orgânica é geralmente referido como o dosímetro para a cavitação.

Aplicação

É utilizado para monitorização rotineira, funcional e validação dos equipamentos de lavagem por ultrassons. Permite optimizar os parâmetros do ciclo uma vez que eventos como sejam a energia insuficiente, sobrecarga, nivel de água e desgaseificação levam a um aumento do tempo necessário para a cor se alterar sendo que em caso de um problema grave esta não se alterará de forma alguma.

Ao contrário dos testes comumente utilizados, SonoCheck® pode ser colocado em conjunto com os instrumentos cirúrgicos, uma vez que não os contamina, podendo por isso ser utilizado para avaliar o desempenho do equipamento em produção real.

Normas e recomendações.

SonoCheck® permite cumprir as recomendações de todos os organismos regulatórios para monitorização do desempenho de equipamentos de lavagem por ultrassons nomeadamente:

AAMI, AORN, Joint Commission e DH(UK).

SonoCheck® responde ao especificado na nova ANSI/AAMI ST79 (7.5.3.3) como teste diário para monitorização do funcionamento do equipamento de ultrassons. Para testar a eficácia da lavagem deve ser utilizado um teste tipo TOSI®-LumCheck e/ou TOSI®-FlexiCheck (dependendo da sua sujidade alvo).

SonoCheck®

Benefícios da sua utilização.

  • Demonstra que o equipamento de lavagem por ultrassons está a funcionar correctamente;

  • Ajuda a incrementar o desempenho do equipamento e dos profissionais;

  • Assegura a segurança dos doentes e dos profissionais;

  • Ajuda a prevenir as Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS);

  • Complementa protocolos de reprocessamento existentes;

  • Rastreabilidade - evidência de “due diligence”;

  • Proporciona dados objectivos.

Comprar >

SonoCheck® é uma marca registada de PEREG GmbH