Detecção de resíduos de sangue

HemoCheck-S

EN ISO 15883

Detecção de resíduos de sangue em instrumentos e superfícies até 0,1µg!

O kit de teste HemoCheck-S é um teste pré-elaborado de fácil utilização que detecta, após a descontaminação, a existência de resíduos de proteínas desnaturadas e insolúveis através de uma reacção enzimática.

HemoCheck-S proporciona aos reprocessadores profissionais um método consistente, repetível e confiável para a detecção imediata de resíduos de sangue, em instrumentos e superfícies, até 0,1µg. 

Ao contrário da generalidade dos testes de detecção de proteínas existentes, que detectam todo o tipo de proteínas (ex. Pyromol-Test), HemoCheck-S destaca-se por conseguir detectar apenas proteínas desnaturadas e insolúveis, ou seja, resíduos de sangue!

HemoCheck-S detecta apenas resíduos da sua sujidade alvo: o sangue.

Para além do que o olho humano vê.

Porquê utilizar?

Mesmo um processo validado, deve ser monitorizado rotineiramente de acordo com a EN ISO 15883. Tal deve-se ao facto de os parâmetros de lavagem facilmente se alterarem durante a utilização de rotina. Assim, um número representativo de instrumentos cirúrgicos deve ser monitorizado rotineiramente, especialmente instrumentos canulados ou de difícil lavagem.

A simples inspecção visual não é suficiente para distinguir entre manchas de sangue e outras fontes de resíduos como sejam a corrosão ou simples manchas de água.

Funcionamento

HemoCheck-S baseia-se numa reacção enzimática utilizada na ciência forense: o sangue contém uma quantidade elevada de peroxidases que podem ser detectadas a um nível reduzido.

Aplicação

Esfregue a área a ser testada com a zaragatoa apropriada (swab fornecida com um diâmetro de 3,8mm) e coloque a mesma no teste pré-elaborado. Verifique o resultado através da mudança de cor instantânea. Uma mudança de cor para azul esverdeado na zaragatoa (swab) indica a existência de resíduos de sangue na superfície testada.

 

Para instrumentos cirúrgicos cânulados (com lúmen) deve ser utilizada uma EndoSwab.

 

EndoSwabs disponíveis: 

1,7mm x 1m

2,8mm x 2.55m

3,8mm x 2.55m

5,0mm x 2.55m.

Normas e recomendações.

HemoCheck-S está validado de acordo com o especificado na EN ISO 15883.

HemoCheck-S permite cumprir as recomendações de todos os organismos regulatórios para monitorização de rotina do desempenho de equipamentos de lavagem nomeadamente da AAMI, AORN, Joint Commission e DH(UK).

HemoCheck-S cumpre o especificado na ASTM D7225.

HemoCheck-S

Benefícios da sua utilização.

  • Demonstra que os instrumentos cirúrgicos estão correctamente lavados e isentos de resíduos de sangue

  • Ajuda a incrementar o desempenho do equipamento e dos profissionais;

  • Assegura a segurança dos doentes e dos profissionais;

  • Ajuda a prevenir as Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS);

  • Complementa protocolos de reprocessamento existentes;

  • Rastreabilidade - evidência de “due diligence”;

  • Proporciona dados objectivos.

Comprar >