Sistema de identificação e documentação

VeriDoc | VeriDoc 2C

EN ISO 11607

Sistemas de etiquetagem e documentação independentes.

VeriDoc e VeriDoc 2C são sistemas que permitem a etiquetagem e documentação segura de sistemas de barreira estéril em hospitais, clínicas e consultórios.

A peça central destes sistemas é um servidor de impressão (PrintBox). Através desta PrintBox, os dados registados pelo leitor ValiScan 2D são transmitidos à impressora de etiquetas ValiPrint sendo impressos. Não são necessários nenhum monitor ou teclado adicionais para registar a informação sobre a embalagem e a sua aprovação. As etiquetas geradas podem ser utilizadas em todo o tipo de sistema de barreira estéril: sistemas de barreira estéril pré-formados, folhas para esterilização ou contentores reutilizáveis.

No caso de VeriDoc 2C, uma segunda impressora pode ser opcionalmente conectada. Isto permite que disponha de duas impressoras com dois tipos de etiquetas distintas (ex. vapor saturado e peróxido de hidrogénio vaporizado).

Ainda para o sistema VeriDoc 2C, está disponível uma porta USB que lhe permite transferir os dados electrónicos para documentação, sistema de rastreabilidade ou simples análise estatística.  

VeriDoc e VeriDoc 2C são os complementos perfeitos para os equipamentos de termo-selagem existentes na sua instituição!

Integrando todos os sistemas de barreira estéril.

Independentemente do tipo de sistema de barreira estéril (pré-formados, folhas para esterilização ou contentores reutilizáveis) utilizado, VeriDoc e VeriDoc 2 permitem aos reprocessadores profissionais cumprir os requisitos de etiquetagem exigidos.

 

O sistema inclui a inspecção do processo de esterilização via indicador químico. Permite ainda a sua aprovação para armazenagem após inspecção visual assim como a sua documentação no processo do doente.

Após a requerida inspecção visual da embalagem o sistema é informado se a mesma foi aprovada ou não, pela simples leitura do correspondente código Data Matrix ('sterile barrier system approved’ or ‘sterile barrier system not approved’).

 

Em função do resultado desta inspecção visual uma etiqueta é impressa com a correspondente informação. A embalagem não poderá ser utlizada caso tenha sido detectado qualquer defeito (ex. selagem incorrecta ou aberta).

Toda a informação, como sejam o número de lote, identificação do operacional responsável, identificação do conteúdo, data de produção e data de validade, é simplesmente transferida para as etiquetas via leitor de códigos Data Matrix (ValiScan 2D).

Após o processo de esterilização o indicador de processo (ISO 11140-1 Tipo 1 | Categoria e1) demonstra se o sistema de embalagem foi ou não exposto ao processo.

Assim, após o processo de esterilização uma aprovação personalizada pode ser dada, permitindo a sua passagem para a área de armazenamento de estéreis.

Após a armazenagem e utilização, a dupla etiqueta pode ser removida do sistema de barreira estéril e aposta no appendix do processo do doente, permitindo ao utilizador determinar imediatamente que cada instrumento, conjunto ou contentor foi correctamente embalado, esterilizado e aprovado para ser armazenado.

 

Caso se pretenda, em lugar do campo de aprovação, todos os dados podem ser obtidos via código QR, podendo todos os dados da etiqueta ser facilmente electronicamente transferidos para um sistema de rastreabilidade ou para um sistema de documentação do doente.

As etiquetas para a impressora ValiPrint.

Para cumprimento dos requisitos de etiquetagem estão disponíveis etiquetas duplas com indicador de exposição para os seguintes processos:

  • Vapor saturado;

  • Vapor saturado / Gás óxido de etileno (etiqueta combinada);

  • Vapor saturado / Formaldeído vaporizado (etiqueta combinada);

  • Peróxido de hidrogénio vaporizado (gás plasma).

VeriDoc 2C pode ser constituído por duas impressoras ValiPrint possibilitando a impressão simultânea de dois tipos de etiquetas sem necessidade de alterar o rolo de etiquetas quando se altera o processo de esterilização.

As impressoras ValiPrint, para além de possuírem uma capa anti-bacteriana em toda a sua estrutura, são entregues com o painel de controlo coberto com uma substância anti-bacteriana testada.

VeriDoc | VeriDoc 2C

O sistema posto em prática.

VeriDoc, VeriDoc 2C, VaiScan e ValiPrint são marcas de hawo GmbH, ULTRA® é uma marca registada de AMCOR FLEXIBLES SPS. Tyvek® é uma marca registada da du Pont de Nemours.